Avatar

O Criador

14 de out. de 2011

Pedro_Kun
Satoshi Tajiri, o criador 
Nome: Satoshi Tajiri
Nacionalidade: Japão
Nascimento: 28/09/1965

O homem responsável pela franquia que por muitos anos tornou-se uma febre da cultura pop, gerando muitos lucros e polêmica, é o japonês Satoshi Tajiri, um designer de jogos conhecido principalmente pela criação dos Pocket Monsters, os Pokémons.Nascido em 28 de agosto de 1965 em Machida, Tóquio, Satoshi sempre passou seu tempo observando e capturando insetos, hobbie que acabou quando apartamentos e estacionamentos se espalharam pela sua cidade natal. Não gostando da escola e nem da carreira de seu pai, envolvendo eletricidade, Satoshi se concentrou em dar às crianças modernas a possibilidade de caçar várias criaturas assim como ele fez em sua infância.Chegando mais perto de seu sonho, em 1982, ao lado de seus amigos James Hanzatko e Yuusuke Santamaria, Satoshi criou uma das várias produtoras de jogos da Nintendo: a Game Freak. Em 1983, Satoshi concluiu seu primeiro jogo, o Quinty, para o Nintendo Famicom, ou NES.

 

Apenas depois de conhecer o portátil Gameboy, criado em 1989, Satoshi começou a produzir os jogos Pokémon Green e Red. Alguns dizem que sua motivação foi o acessório Game Link Cable, que mais tarde possibilitaria a troca de Pokémons entre os treinadores. Durante seis anos produzindo o jogo, Satoshi conheceu Shigeru Miyamoto, criador de sucessos como Mario, Zelda e Donkey Kong. Ele também recebeu ajuda do ilustrador Ken Sugimori, que ainda desenha os Pokémons para Tajiri. Em 1996, os jogos Pokémon Green e Red foram lançados no Japão e dois anos depois chegaram aos Estados Unidos, rendendo bilhões ao seu criador. Junto com Pokémon Blue, esses jogos venderam mais de 10 milhões no Japão e mais de 9 milhões nos Estados Unidos, recebendo também ótimas notas pelas horas de diversão e pelo sistema de trocas.


Na versão japonesa do anime Pokémon, Ash é chamado de Satoshi e Gary é chamado de Shigeru, em homenagem aos dois principais homens que fizeram os monstrinhos de bolso ganharem o mundo. Aquele que antes desejava se tornar um entomólogo, estudando os insetos, hoje com mais de 40 anos, segundo o próprio, ainda se mantém acordado por muitas horas seguidas criando novas idéias para os jogos seguintes dos Pokémons.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Topo da Página ↑